terça-feira, 25 de dezembro de 2007

IDADE MÉDIA(FOGUEIRAS DE LENHA) - IDADE MÍDIA (FOGUEIRAS VIRTUAIS) - NINGUÉM ESTÁ IMUNE!!




Passados tantos anos daquela vergonhosa ação que vitimou mais de 15 mil cátaros lá pelos idos de 1209 antes da era cristã, ou os atrasos científicos, para não falar de mortes, provocados por uma “santa” inquisição. Estava em jogo a liberdade de expressão, e a morte era só uma questão de tempo, salvo a negação total do expressar. O homem está novamente diante de um grande desafio. Diferente das fogueiras erguidas em praça pública sob os aplausos de uma população ensandecida e sádica da idade média, o homem “moderno” começa queimar na grande rede, de forma asséptica, sem sangue, carne queimada e gritos. O atual processo de multiplicação e divulgação de informações, tem provocado embaraços tão grandes quanto a Rede Mundial.
Se voltarmos no tempo, um pouco antes da invenção da imprensa, ainda em tempos de papiros, que mais pareciam obras de arte, tal o desenho fantástico das letras, um engatinhar da multiplicação de informações. Voltando ao presente, nos vemos diante de uma tela com milhares de ferramentas, sejam de busca, de edição (cores, letras, formas etc). Buscando os primórdios dos correios no reinado de Dário, encontramos os cavalos desbravando as matas em jornadas de até seis meses para levar uma correspondência. Quase sempre, quando chegava ao destinatário, a notícia já caducara há tempos. De volta ao moderno mundo midiático, encontramos os principais jornais on line estimulando os jornalistas de ocasião a escreverem suas notas ou até enviarem fotografias dos fatos por eles flagrados. Talvez alguns até torçam o nariz diante de tal afirmação. Eu quero exatamente criar esta inquietação que irá levá-lo a uma profunda reflexão sobre tão simples processo.
Considerando o tempo que um estudante leva em bancos de Faculdade para compreender e exercitar, não somente o formato da notícia, mas principalmente a responsabilidade de fazê-lo, levando em conta a força que ela pode ter tanto para gerar bons resultados, assim como provocar grandes estragos depois de liberada na Rede.
Já não vivemos os tempos de Idade de medo, quando uns poucos decidiam o que ler e o que não ler, o que era certo e o que era errado, na visão de poucos. Vivemos sim, tempos de liberdade, mas parece que isto nos remete àquela frase famosa :"o preço da liberdade é a eterna vigilância", e que esta afirmação não se confunda com censura, do tipo não li e não gostei, não assisti e não aprovei, fatos característicos de regimes totalitários. Diante da revolução fantástica que salta diante de nossos olhos, através de processamentos em pc’s, celulares, máquinas digitais etc, precisaremos reaprender o verdadeiro da nossa liberdade de expressão.
O fogo que antes vinha da lenha que ardia, tinha um inquisitor com cara endereço etc, agora vem das fogueiras virtuais e o nickname pode esconder mais que um nome moderninho. Vem de todos os lados, com todas as virtudes ou animosidades pertinentes à raça humana. Por isso, todos, estamos diante do tribunal, em julgamento on line, 24 horas por dia. Todos nós em tese, temos o poder de apertar o botão ou botões que vão ferir aquele tranqüilo esquimó lá dos pólos, ou o grande executivo que decide o destino de muitos do alto daquele arranha-céu na Avenida Paulista. Senhores, eu não falo de vírus ou spams, essas pragas modernas, falo do poder da informação, o boato que vira fato com uma velocidade imensurável.
Aqueles que já lançaram seus torpedos virtuais dentro da grande Rede, devem ter a consciência de que esta estrada virtual tem mão dupla. O algoz de hoje poderá ser a vítima de amanhã e vice-versa.
Cientistas da comunicação deverão abrir espaço em seus discursos acadêmicos para uma nova forma de exercer determinadas profissões ligadas à informação. Senão vejamos, haverá necessidade de formamos alunos em Faculdades durante tanto tempo, quando os web jornais estimulam os internautas, sem que para isso seja necessária comprovação de um diploma de formação acadêmica? E locutores, apresentadores de Rádio e Televisão, que hoje já podem disponibilizar na Rede programações destes veículos em formatos web, deverão antes apresentar suas qualificações ?
Estamos diante de novos paradigmas, deste admirável mundo novo, que nos profetizou Huxley, ou a Aldeia Global de McLuhan. Agora "todos" podem se expressar. O desafio é outro. Conhecendo a capacidade do ser humano de se adaptar às circunstâncias, creio que logo descobriremos mecanismos de boa convivência com esta avassaladora modernidade dos meios de comunicação. Para isto deveremos lançar um olhar especial não sobre a máquina. Aqui, mais uma vez, o que está em jogo é a natureza do homem para dominar os processos e colocá-los à serviço da paz, união e evolução da Raça Humana.


*Imagem encontrada no endereço acima: bp3.blogger.com/.../s320/klimt_vita_e_morte.jpg

NÃO FUJA DOS ABRAÇOS!!!

  • OS ESPECIALISTAS DIZEM QUE PARA SOBREVIVER PRECISAMOS NO MÍNIMO DE 4 ABRAÇOS, DE OITO PARA ESTARMOS RAZOAVELMENTE BEM, E QUE PARA NOS SERTIRMOS BEM NECESSITAMOS DE 12 ABRAÇOS POR DIA. COMO ANDA A SUA CARÊNCIA DE ABRAÇOS? VOCÊ É DO TIPO QUE FOGE DOS ABRAÇOS PARA NÃO TER QUE RETRIBUIR...VOCÊ SE ENQUADRA NESTA ESTATÍSTICA, A DOS FUJÕES DE ABRAÇOS?

VOCÊ JÁ ESQUECEU DOS AMIGOS DA FACULDADE...ESCOLA..DA RUA QUE VC MORAVA...DA CIDADE QUE VC MORAVA...

Qual foi a última vez que você abriu aquela agenda com telefone dos amigos que você via todo dia há dez anos atrás?
Que tal abrir aquela gaveta empoeirada, dar uma espiadinha e disparar dez telefonemas...pode ir agora...eu espero, não tenho pressa, afinal, alguém pode ser resgatado agora pelo seu telefonema. Vá, vá correndo, agora!!!!
What was the last time you opened that calendar with the phone via friends you every day ten years ago? Why not open that dusty drawer, take a look and shoot ten calls ... can go now ... I hope, I have no hurry, after all, someone may be redeemed by its call now. Go, go running, now!!

loding.....

loding.....
pensar.

MANIA MATINAL - EXPERIMENTE ACORDAR MAIS CEDO

MANIA MATINAL - EXPERIMENTE ACORDAR MAIS CEDO
Programa que vai ao ar de segunda a sexta das 05:00 as 07:00 da manhã na Difusora FM. www.sistemadifusora.com.br Acesse e acompanhe em tempo real!!. Música e conversa pra quem veio ao mundo e não perdeu a viagem.(Apresentação : Robson Jr) *** Program that goes to the air Monday to Friday from 05:00 the 07:00 in the morning in Difusora FM. Www.sistemadifusora.com.br Access and monitor in real time!. Music and conversation before who came to the world and not lost the journey. (Presentation: Robson Jr)

PARE!! DÊ UMA ESPIADINHA.

  • experimente ver : Documentário : "Nós que aqui estamos" - um resumo do século XX em uma colagem de imagens e sons.
  • Documentário cult : "Terra, a terceira pedra do sol" (pra ver e guardar - inesquecível)
  • livro : "a descoberta do terceiro olho". (vc não vai encontrá-lo em São Luis, pesquise na Net).
  • Tão Longe, tão perto - Filme imperdível - dificilmente encontrado em São Luis. Vale a busca.

Quem sou?!

São Luis, Maranhão, Brazil
alma inquieta, apaixonado pela profissão. Eu creio que o mundo pode ser melhor e a nossa fala pode nos alavancar os gestos de ternura de que tanto necessitamos. Robson Jr San Luis, Maranhao, Brazil Professional Communication, a soul concerned, the passionate profession. I believe that the world can be better and our leverage in the talks can gestures of tenderness of that need.