terça-feira, 4 de dezembro de 2007

O MEDO NOSSO DE CADA DIA.(" E que a força do mudo que tenho, não me impeça de ver o que anseio" - Oswaldo Montenegro.


Entre os chineses, há uma tradição milenar de uma conversa com os recem nascidos. Quando o bebê começa chorar, um adulto fica bem próximo do ouvido dele e diz : "Não chore, foi você quem pediu pra vir" - Esta prática repetida ao longo de muitas gerações, serve para exemplificar um pouco esta nossa experiência humana temporal. Talvez o choro prematuro seja uma forma de dizer : "caramba, vai começar o sofrimento. O que é que ei vim fazer aqui?". Independente da sua crença nestes escritos, os filhotes dos seres humanos, sãos mais frágis entre todas as espécies, completamente dependentes de uma ação efetiva dos pais.



Os medos parecem nos assaltar a cada momento; acostumados as vozes mais próximas, os bebês caem no choro diante de uma voz diferente, rostos, cheiros, gestos, tudo é guardado e devidamente identificado.



O medo de escuro, medo de chuva, de trovão, de altura, de ficar trancado, medo de servir o exército, medo das provas de fim de ano, medo de falar em público, medo do primeiro encontro, do vestibular, do concurso, do casamento.



Este tema tem sido explorado por muita gente. Hollywood trouxe as inquietações do super herói Batman, que precisa vencer o medo da infância encrustrado no subconsciente, para vencer os bandidos do dia a dia. Ou o homem aranha que também vive seus conflitos também alicerçados no medo. Sob o ponto de vista psicológico, o medo é na realidade uma forma de preservação. é o medo de andar em uma rua escura que nos protege de ataques indesejáveis, ou o de altura que nos faz ficar atentos evitando a queda, ou seja, num primeiro momento o medo é uma proteção. O problema é quando este medo extrapola e se demora, nos aprisionando e impedindo ações básicas. Deste modo o que era positivo vira um grande problema.



Conviver, superar, ultrapassar barreiras. Os verbos comandam o vocabulário. Quem assimilar o medo pode transformá-lo numa arma à favor. Quem não administrá-lo, pode permanecer imobilizado.


As crianças parecem dar o grande exemplo nestas horas. Quem não se lembra de quando enfiava a mão na boca do cachorro, quando puxava ele pelo rabo, quando se jogava de cima do sofá fazendo piruetas...Fugindo um pouco do lado psicológico do processo, me permitam filosofar sobre tal. A impressão que fica depois de voltarmos o filme de um sujeito com medo, claro, considerando as exceções à regra, por vários motivos que poderiam ser objetivo de aprofundamentos, veremos que à proporção que crescemos, vamos vamos assumindo sentimentos que nos tolhem a própria liberdade, adultos são pessoas acorrentadas, ficam muito sérias, levam tudo muito a sério, nos tornamos mais tristes, centrados no dia a dia com suas contas a pagar e necessidade de faturar cada vez mais, nos tornamos robots, quase sempre sem um manual de instrução, ou um vidrinho de óleo para colocar em nossas engrenagens. é como se começassemos construir uma casa em nosso redor e cada dia colocássemos um novo tijolo, até que ninguém nos visse e que nós não vissemos ninguém.


Você anda se sentindo meio sem ar ? - Então imagine uma picareta enorme, segure-a com força e comece destruir as paredes destes muros que você construiu para se proteger.


Lembra quando você tomava banho na chuva com trovões e relâmpagos caindo sem parar. Tente, não morra antes de tentar.

NÃO FUJA DOS ABRAÇOS!!!

  • OS ESPECIALISTAS DIZEM QUE PARA SOBREVIVER PRECISAMOS NO MÍNIMO DE 4 ABRAÇOS, DE OITO PARA ESTARMOS RAZOAVELMENTE BEM, E QUE PARA NOS SERTIRMOS BEM NECESSITAMOS DE 12 ABRAÇOS POR DIA. COMO ANDA A SUA CARÊNCIA DE ABRAÇOS? VOCÊ É DO TIPO QUE FOGE DOS ABRAÇOS PARA NÃO TER QUE RETRIBUIR...VOCÊ SE ENQUADRA NESTA ESTATÍSTICA, A DOS FUJÕES DE ABRAÇOS?

VOCÊ JÁ ESQUECEU DOS AMIGOS DA FACULDADE...ESCOLA..DA RUA QUE VC MORAVA...DA CIDADE QUE VC MORAVA...

Qual foi a última vez que você abriu aquela agenda com telefone dos amigos que você via todo dia há dez anos atrás?
Que tal abrir aquela gaveta empoeirada, dar uma espiadinha e disparar dez telefonemas...pode ir agora...eu espero, não tenho pressa, afinal, alguém pode ser resgatado agora pelo seu telefonema. Vá, vá correndo, agora!!!!
What was the last time you opened that calendar with the phone via friends you every day ten years ago? Why not open that dusty drawer, take a look and shoot ten calls ... can go now ... I hope, I have no hurry, after all, someone may be redeemed by its call now. Go, go running, now!!

loding.....

loding.....
pensar.

MANIA MATINAL - EXPERIMENTE ACORDAR MAIS CEDO

MANIA MATINAL - EXPERIMENTE ACORDAR MAIS CEDO
Programa que vai ao ar de segunda a sexta das 05:00 as 07:00 da manhã na Difusora FM. www.sistemadifusora.com.br Acesse e acompanhe em tempo real!!. Música e conversa pra quem veio ao mundo e não perdeu a viagem.(Apresentação : Robson Jr) *** Program that goes to the air Monday to Friday from 05:00 the 07:00 in the morning in Difusora FM. Www.sistemadifusora.com.br Access and monitor in real time!. Music and conversation before who came to the world and not lost the journey. (Presentation: Robson Jr)

PARE!! DÊ UMA ESPIADINHA.

  • experimente ver : Documentário : "Nós que aqui estamos" - um resumo do século XX em uma colagem de imagens e sons.
  • Documentário cult : "Terra, a terceira pedra do sol" (pra ver e guardar - inesquecível)
  • livro : "a descoberta do terceiro olho". (vc não vai encontrá-lo em São Luis, pesquise na Net).
  • Tão Longe, tão perto - Filme imperdível - dificilmente encontrado em São Luis. Vale a busca.

Quem sou?!

São Luis, Maranhão, Brazil
alma inquieta, apaixonado pela profissão. Eu creio que o mundo pode ser melhor e a nossa fala pode nos alavancar os gestos de ternura de que tanto necessitamos. Robson Jr San Luis, Maranhao, Brazil Professional Communication, a soul concerned, the passionate profession. I believe that the world can be better and our leverage in the talks can gestures of tenderness of that need.